quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Algo que acontece em nossa sociedade...

   Atualmente é muito comum vermos meios de comunicação que meninas/mulheres são estupradas, violentadas e/ou espancadas. E como explicar este fato? O que acontece no ser humano que o faz ter este comportamento tão desleal, de desrespeito e falta de amor com o próximo? A psicologia, a psiquiatria e a religião possuem várias respostas e interpretações para isso. Mas vim falar sobre as conseqüências e não os motivos.
   Ninguém precisa passar por isso para saber que o trauma gerado na vítima é grande. Sabemos também que com este trauma pode gerar varias conseqüências como depressão, síndrome do pânico, homossexualismo, distúrbios mentais e até mesmo em casos mais graves, o suicídio.
   O que me espanta é que na maioria dos casos, em uma porcentagem alta em que não sei dizer certamente, que em pesquisas e denúncias os agressores são conhecidos pela vítima: pais, padrastos, tios, vizinhos, amigos da família. O que está acontecendo que onde deveria ter respeito e zelo há atração sexual, há prazer entre pessoas da mesma família ou então com tamanha diferença de idade? Algo de muito ruim acontece em nossa sociedade.
   Outro ponto a ser discutido é sobre o que a vitima passa após o episódio marcante. O emocional é o mais afetado. Culpa, baixa-estima, falta de confiança em si e nos outros, falta de interesse pelas coisas são sentimentos mais comuns entre essas pessoas que sofreram o ato ou pelo menos a tentativa.
   Não querendo comparar dor de quem realmente é abusada e aquela que foi só vitima da tentativa, mas quem foi vitima sofre por algo que não aconteceu, algo que não se concretizou felizmente. Creio que algumas delas queriam que tivesse acontecido, pois assim teriam motivos para sofrer. Sofrer por algo que não aconteceu é um dos piores sentimentos, assim penso eu.
   Por conhecer pessoas que já se passaram por isso, creio que não é fácil a recuperação. Cada um faz aquilo que consegue de acordo com sua dor e sua situação. Portanto, aconselho que não obriguem e não cobrem mais do que a pessoa esteja fazendo. Compreenda e apóie, porque pessoas que sofrem precisam de apoio, de ajuda, de amigos verdadeiros. Na medida do possível faça aquilo que a pessoa te pede, dê o abraço, dê o colo, durma com ela, receba os carinhos, tente entender e passe tempo com estas pessoas. Pois elas precisam de você!


PS.:“Muito ajuda quem pouco atrapalha!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário